O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira (6), que segue como “plano A, B e C” para as eleições presidenciais de 2026. A declaração ocorreu dois dias após seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), se colocar como “plano B” para o pleito.
"Enquanto eu não morrer, física e politicamente, sou eu mesmo. O plano A sou eu, o plano B sou eu também e o plano C sou eu. A não ser depois da minha morte física ou política em definitivo que eu vou pensar em possível num nome", afirmou Bolsonaro em entrevista à Rádio Gaúcha.
Apesar de reafirmar sua intenção de disputar o cargo, é pouco provável que Jair consiga concorrer nas eleições de 2026, já que está inelegível até 2030. O ex-presidente foi condenado duas vezes em 2023.
Leia mais:
Moraes libera Bolsonaro a participar de velório; entenda
Pedido de extinção do PL é encaminhado pela PGR
A primeira condenação ocorreu por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, ao se reunir com embaixadores e fazer ataques, sem provas, às urnas eletrônicas. Três meses depois, Bolsonaro foi condenado novamente, desta vez por abuso de poder político, ao utilizar o feriado do Dia da Independência, em 2022, para realizar campanha eleitoral.