
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (2), que Donald Trump está apenas "protegendo seu país de um vírus socialista", ao justificar as novas tarifas que o republicano pretende impor a diversos parceiros comerciais. A medida, que pode ser anunciada ainda hoje, preocupa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que há risco de sobretaxas sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
Leia Também:
Entre os principais alvos estão o aço e o alumínio, que já sofreram restrições durante a gestão Trump. Além disso, existe a possibilidade de uma sobretaxa linear sobre outros itens da pauta exportadora brasileira.
Bolsonaro criticou uma possível retaliação comercial do Brasil contra os EUA e sugeriu que a solução seria o governo Lula reduzir tarifas de importação para produtos americanos.
"Uma eventual guerra comercial com os EUA não é uma estratégia inteligente. A única resposta razoável à tarifação recíproca dos EUA é o governo Lula extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos americanos, inviabilizando o povo brasileiro de ter acesso a produtos de qualidade mais baratos", escreveu Bolsonaro na rede social X.
O ex-presidente também citou seu próprio governo como exemplo, lembrando que negociou cotas com os Estados Unidos para a venda de aço, permitindo que o produto brasileiro entrasse sem barreiras.
"Eu apostei na diplomacia, não no conflito", afirmou.