De acordo com o Corpo de Bombeiros, oito carros e cinco ônibus foram queimados durante atos de vandalismo feitos por bolsonaristas no centro de Brasília, na noite desta segunda-feira (12).
Desses ataques, quatro ônibus e sete carros foram totalmente queimados e o restante, parcialmente. Uma pessoa de 67 anos precisou de atendimento médico depois de inalar gás lacrimogêneo.
Os bolsonaristas ainda tentaram invadir o prédio da Polícia Federal e quebraram vidros da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte. Foi necessário uma ação de policiais militares contra os bolsonaristas e botijões de gás também foram encontrados.
Por conta desta situação, na manhã desta terça-feira (13), a Esplanada dos Ministérios amanheceu fechada para o trânsito de veículos. Há bloqueios ainda na Praça dos Três Poderes e nas proximidades do Setor Hoteleiro Norte e da sede da Polícia Federal.
Os atos de vandalismo começaram na frente da Polícia Federal, na Asa Norte, por volta de 19h30, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador de Bolsonaro.
A PGR e o STF afirmam que o Tserere é investigado por participar de atos antidemocráticos e reunir pessoas para cometer crimes.