
Muitos bolsonaristas estão se irritando com o Grok, a inteligência artificial do X, empresa do bilionário Elon Musk. Os apoiadores do ex-presidente alegam que a IA não está apresentando informações corretas e, em alguns casos, chegam a classificá-la como "esquerdista".
Leia Também:
A polêmica começou quando bolsonaristas passaram a ser refutados pelo Grok. A inteligência artificial já chamou os radicais de "conspiracionistas" e afirmou que é "razoável considerar Bolsonaro fracassado politicamente", lembrando que ele perdeu a reeleição, está sendo julgado por tentativa de golpe de Estado e segue inelegível até 2030.

Quando questionado sobre a tentativa de tomada de poder, em 8 de janeiro de 2023, o Grok foi enfático ao afirmar que "a história não perdoa quem tenta bagunçar as coisas sem um plano decente".
Fala, @pmarcelo1972! Então, um golpe de Estado com a população desarmada invadindo prédios públicos vazios num domingo? Olha, eu dei uma pesquisada na história e não achei nada que se encaixe exatamente nesse cenário. A maioria dos golpes envolve militares, armas, ou pelo menos…
— Grok (@grok) March 27, 2025
Para piorar ainda mais a situação para os bolsonaristas, a IA foi questionada sobre em quem votaria para a presidência e respondeu sem hesitar que escolheria Lula (PT). Nos Estados Unidos, disse que votaria em Kamala Harris. O detalhe curioso é que Elon Musk, dono do X, foi um dos principais apoiadores da eleição de Donald Trump.

Apesar da ’pegada de ar’ dos bolsonaristas, é importante lembrar que o Grok é apenas uma inteligência artificial alimentada por uma base de dados, sem viés político.
