
O presidente do Republicanos Bahia e bispo da Igreja Universal, deputado Márcio Marinho, surpreendeu nesta terça-feira (20), ao anunciar a pré-candidatura da ialorixá Mara Tessunne, a Mãe Mara, ao cargo de deputada estadual nas eleições de 2026. O líder religioso destacou que o convite partiu dele.
Leia Também:
“Fiz a ela um convite especial, à minha amiga Mãe Mara, e acho que a convenci a ser a nossa pré-candidata”, declarou Márcio em um vídeo publicado nas redes sociais.
Mãe Mara disputou a prefeitura de Muritiba, no Recôncavo Baiano, em 2024, ficando em segundo lugar, com cerca de 4,7 mil votos. Líder do terreiro Ilé Axé Ogum O-Niré, ela agradeceu o apoio do bispo.
“Em 2026, estaremos juntos para fortalecer o Republicanos, que me abraçou […] Agora é a hora daquele que não votou em mim para prefeita dar apoio para ocuparmos as cadeiras de deputados estadual e federal”, comentou Mãe Mara.
Aliança surpreendente?
O apoio de um bispo da Universal a uma líder de terreiro chamou atenção, principalmente pelo histórico de conflitos entre a Igreja Universal e religiões de matrizes africanas.
Em 1997, a Universal lançou o livro “Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?", de autoria do bispo Edir Macedo, que classificava essas religiões como seitas demoníacas. No relançamento da obra, em 2005, o Ministério Público Federal da Bahia abriu uma ação contra a igreja, acusando o conteúdo de ser preconceituoso e discriminatório.