Um conjunto de novas mensagens que integram o inquérito da Polícia Federal (PF) contra Mauro Cid, o ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, foram reveladas e divulgadas pela CNN. Os áudios divulgados recentemente colocam o coronel do Exército, como um personagem central na conspiração golpista.
O Coronel Elcio Franco é um dos membros de confiança do governo de Jair Bolsonaro, também ex vice-ministro da Saúde e assessor da Casa Civil. Ele não apenas tinha o conhecimento, mas também contribuiu com ideias sobre como mobilizar uma força de 1.500 homens para participar da conspiração golpista.
Leia mais
PF dá pontapé em perícia de celulares de Bolsonaro e Mauro Cid
PL tem dor de cabeça com possível chegada de Carlos Bolsonaro
Haddad indica Galípolo para diretoria do Banco Central
Em uma conversa realizada com o ex-major Ailton Barros, atualmente atrás das grades, Élcio revelou o medo do, até então comandante do Exército na época, de ser responsabilizado por qualquer tentativa de golpe que ocorresse. As conversas entre eles, revelaram que Ailton e seus associados estavam considerando a possibilidade de substituir Freire Gomes e toda a sua autoridade de comandante no momento, através do uso do Batalhão de Operações Especiais do Exército.
Os documentos revelados foram incluídos como parte das investigações que resultaram na prisão de Mauro Cid, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro, e de Ailton Barros, um ex-major que tinha acesso às altas esferas do Palácio do Planalto.