28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Liderança mantida - 15/10/2022, 00:49 - Louise Batista- Atualizado em 15/10/2022, 07:47

AtlasIntel: Jerônimo mantém 10 pontos de vantagem para Neto

Petista aparece com 55% dos votos válidos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução |  Foto: Reprodução

Foi divulgada a pesquisa AtlasIntel/A TARDE sobre as intenções de voto para o segundo turno do Governo da Bahia. Nela, Jerônimo Rodrigues (PT) aparece com 55% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (União Brasil) figura com 45% das intenções de votos do eleitorado baiano.

Nos votos totais, o petista tem 54% da preferência do eleitorado, a que o enquanto o ex-prefeito de Salvador tem 44,2%. Votos brancos e nulos são 0,9% e “não souberam” totalizam 0,8%. Vale lembrar que no primeiro turno, quase dez pontos percentuais distanciaram os dois. Jerônimo conquistou a preferência de 49,45% do eleitorado baiano e Neto teve 40,80%.

Nessa pesquisa, foi perguntado ainda aos entrevistados em quem eles votaram no primeiro turno e em quem pretendem votar no segundo turno. 93,8% dos eleitores de ACM Neto disseram que seguirão votando nele. Já entre os eleitores de João Roma (PL), 89% disseram que votarão no ex-prefeito de Salvador. Entre os eleitores de Jerônimo, 99% pretendem repetir o voto no segundo turno e o petista ainda “herdou” 84,5% do eleitorado de Kleber Rosa (PSOL).

Perguntado se a candidatura de ACM Neto teria alguma sobrevida na segunda rodada de votação entre o eleitorado que se absteve no primeiro turno, o executivo-chefe da AtlasIntel, Andrei Roman, destacou que muito dificilmente isso aconteceria, pois a tendência apontada pelo levantamento é que há uma desidratação da candidatura do ex-prefeito de Salvador e os votos dos que se abstiveram não representariam um valor que pudesse permitir a Neto ultrapassar Jerônimo.

Isso é explicado, em parte, aponta Roman, pela forma como a polarização nacional se reflete na Bahia, o que é possível perceber quando se olha para os números da pesquisa que relacionam a tendência do voto para presidente com o voto para governador.

Credibilidade

No primeiro turno das eleições 2022, a única pesquisa de intenções de voto que chegou mais próximo do resultado nas urnas no cenário estadual foi a AtlasIntel/A TARDE, que desde agosto apontava o crescimento da votação na candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) contra ACM Neto (União Brasil), na corrida ao Palácio de Ondina.

Jerônimo não venceu a eleição em primeiro turno, mas, ao conseguir 49,45% dos votos válidos ficou dentro da margem de erro que a pesquisa indicava nas rodadas de entrevistas para a votação ocorrida no dia 2 de outubro.

Reconhecimento

Com o acerto, nos dias que se seguiram à primeira rodada de votação, lideranças políticas e comunicadores estaduais e nacionais reconheceram a eficiência do desempenho do levantamento contratado na Bahia por

A TARDE que, nos seus 110 anos, preza pela seriedade em tratar as eleições para além do clima de “já ganhou” mostrado por outros veículos locais que tiveram como base institutos de pesquisas que, em eleições recentes, não conseguiram aferir o ambiente eleitoral baiano.

Nesta nova rodada, a AtlasIntel ouviu 1.620 respondentes, entre os dias 9 e 13 de outubro, utilizando a resposta a links de convite direcionados de forma aleatória, a partir dos quais é gerado um link único e exclusivo para cada eleitor pesquisado. Não é possível que outra pessoa reutilize o link, uma vez que ele já tenha sido acessado, o que garante a lisura do processo de pesquisa.

exclamção leia também