O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Brasília na manhã desta quarta-feira (2) após um susto durante seu voo de retorno do México. O avião presidencial sofreu um problema técnico logo após decolar da Cidade do México na terça (1º), onde Lula esteve para participar da posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.
Leia também:
Avião com Lula e comitiva pousa em segurança após problema técnico
Avião de Lula enfrenta problema e dá voltas no espaço aéreo
A situação foi controlada e o presidente retornou em segurança ao país, utilizando a aeronave reserva da Presidência. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Lula aparece desembarcando da aeronave; o presidente não terá compromissos oficiais nesta quarta.
Susto com a aeronave
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o incidente envolveu uma falha em uma das turbinas da aeronave presidencial pouco depois da decolagem. Em decorrência disso, o avião precisou sobrevoar o espaço aéreo por cerca de quatro horas para gastar o combustível antes de realizar um pouso de emergência por volta das 22h, no horário local.
Após a aterrissagem segura no México, Lula decidiu retornar imediatamente ao Brasil a bordo da aeronave reserva que acompanhava a comitiva.