25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Eleições - 17/10/2022, 11:52 - Rafael tiago

Após 'segurar' relatório que descarta fraude, Bolsonaro ataca as urnas

Presidente já foi eleito sete vezes deputado federal pelas urnas que ele disse serem "ultrapassadas"

Bolsonaro tem criticado as urnas com frequência
Bolsonaro tem criticado as urnas com frequência |  Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Após uma pausa nas crítica às urnas eletrônicas, quando as pesquisas eleitorais passaram a ser alvo dos ataques de seus aliados, Jair Bolsonaro (PL) voltou a colocar em dúvida a credibilidade dos aparelhos usados nos pleitos no país desde os anos 1990.

"Não existe sistema eletrônico que seja perfeitamente blindado. Se nunca teve, vai chegar a hora", disse o presidente da República, em entrevista nesta segunda-feira, 17, um dia após o debate na Band com seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "O que a gente sempre busca é dar mais uma camada de transparência. É isso que nós lutamos no passado", continuou o candidato à reeleição, que do final dos anos 1980, quando foi eleito vereador do Rio de Janeiro, até os dias atuais, venceu oito pleitos parlamentares, um para a Câmara Municipal e sete para a Câmara Federal como representante do seu estado, além de uma eleição presidencial, em 2018.

Na semana passada, foi publicada a informação na coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, de que Bolsonaro segurou o relatório dos militares que descarta fraude nas urnas eletrônicas. O presidente da República, na ocasião, disse que os militares "deveriam se esforçar mais", porque "as informações não batiam com o que ele próprio soube a respeito do assunto".

A investigação dos militares contou com a avaliação de ao menos 385 boletins de urna e um projeto-piloto com uso da biometria para testar 58 aparelhos.

exclamção leia também