A deputada Federal, Alice Portugal, marcou presença no desfile do Grupos dos Excluídos e Excluídas, no largo do Campo Grande, nesta quinta-feira (7). Em entrevista ao portal Massa!, a parlamentar do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) falou sobre a importância do 7 de Setembro para a luta de movimentos sociais e culturais, sobretudo, do povo negro.
"A independência do Brasil não é apenas o ato da comemoração. Ela é a luta de todo dia pela diminuição das desigualdades sociais. Essa é a grande questão do Brasil, é a desigualdade, é alguém ter direito a tudo, e o outro não tem o mínimo. E é a busca por essa modificação social que nos traz às ruas", disse a deputada.
O Grito dos Excluídos e Excluídas é um grupo presente em diferentes cidades do Brasil, formado por conjunto de manifestações populares. No Desfile 7 de Setembro de Salvador, centenas de pessoas estiveram presentes neste grupo, com diversas reivindicações.
Dentre as pautas estão: celeridade na elucidação da morte de Mãe Bernadete, respeito às mulheres ligadas a prostituição, o fim da violência policial, prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, assédio profissional e outros.