31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Confiança - 26/10/2022, 12:45 - Dante Nascimento

Aliados esperam vitória esmagadora de Jerônimo (PT) no domingo (30)

Políticos acreditam que a população reconhece a o trabalho desenvolvido pelo PT na Bahia nos últimos anos

Jerônimo Rodrigues manteve diferença de 10 pontos percentuais para ACM Neto
Jerônimo Rodrigues manteve diferença de 10 pontos percentuais para ACM Neto |  Foto: Divulgação

Por Dante Nascimento

Políticos aliados ao candidato Jerônimo Rodrigues (PT) comemoraram o resultado da nova pesquisa AtlasIntel, contratada pelo grupo A TARDE e divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento aponta mais uma vez estabilidade na diferença de praticamente 10 pontos percentuais (54,5% contra 45,5%) que separam o petista e o segundo colocado, ACM Neto (União Brasil). O quadro atual pode garantir uma vitória esmagadora a Jerônimo neste domingo, 30, com cerca de 800 mil votos a mais do que o adversário.

A base de apoio na Câmara de Salvador repercutiu os números da sondagem. A vereadora Marta Rodrigues (PT) acredita que “o carlismo será enterrado de vez”, pois a maioria da população não quer de volta “a autocracia e o clientelismo” representados, segundo ela, pelo ex-prefeito de Salvador.

“Até mesmo os gestores municipais que estiveram com Neto colecionaram tantas decepções, atos arrogantes e soberbos, que estão vindo em debandada pro lado de Jerônimo. A estratégia errônea de ACM Neto, de dizer que tanto faz quem for o presidente, só acentuou ainda mais o ritmo da derrota dele. O baiano tem lado e quer um governador que também tenha, ao lado de Lula”.

A importância assumida pela disputa presidencial na Bahia, onde Lula aparece com 71,2% da preferência, de acordo com a AtlasIntel, contribui para manutenção da liderança de Jerônimo, segundo o vereador Sílvio Humberto (PT). “É uma disputa de modelo civilizatório, daqueles que respeitam os outros, que sabem convivem com a diversidade. E esse país tem que ter, acima de tudo, perspectiva”.

Já para o líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), a pesquisa AtlasIntel atesta o sentimento das ruas. “A cada evento que realizamos, mais pessoas participam. O povo da Bahia sabe a importância de eleger Lula e Jerônimo, para garantir mais avanços em direitos e impedir os devaneios autoritários de Bolsonaro e seus aliados”.

Colega de partido comunista, a deputada estadual Olívia Santana relembrou a desconfiança de parte da sociedade em relação aos levantamentos da AtlasIntel. “No primeiro turno, muita gente duvidou da pesquisa do A TARDE, mas no final bateu certo! Vamos à luta, reduzir a abstenção e aumentar a diferença para Lula e Jerônimo, meu povo!”.

Humildade para confirmar a vitória

Apesar do entusiasmo, a base aliada prega respeito e humildade para confirmar as vitórias de Jerônimo Rodrigues e Lula. A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) afirmou que eleição só se ganha “no último minuto”, mas considera que a ampla aprovação de Jerônimo é sinal do sucesso da administração do PT à frente do estado nos últimos anos.

“Penso que isso é o reconhecimento do projeto desse grupo político que vem governando a Bahia desde Wagner, com Rui, com avanços significativos em todos os setores. Projeto que é aliado com projeto do presidente Lula em defesa da democracia. A gente vê com muita felicidade, um cara [Jerônimo] que é trabalhador, humilde e defende aquilo que a gente acredita”.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) ponderou que ainda não tem nada ganho, mas celebrou a estabilidade da liderança petista. “O povo da Bahia quer Lula e Jerônimo, pois sabe que é muito importante termos essa parceria. Foi assim com Wagner e no início do governo de Rui. Conseguimos viabilizar diversos projetos e nosso estado avançou muito. Temos um projeto de Estado enquanto que o nosso opositor tem um projeto pessoal e povo baiano entendeu isso e não nos deixará retroceder aos tempos do atraso”.

exclamção leia também