Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) podem estar com os dias contados em seus respectivos cargos. Isso porque enfrentam o risco de cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi divulgada por Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Os alvos do TSE para 2025 incluem o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e o senador Jorge Seif (PL-SC). Todos bolsonaristas, eles estão enfrentando processos na Justiça que podem resultar na perda de seus mandatos.
Leia mais:
Filho de Bolsonaro é vaiado em posse como vereador; veja vídeo
Gusttavo Lima vai se candidatar à Presidência da República
As acusações contra os políticos envolvem práticas de abuso de poder político e econômico, além do uso indevido de meios de comunicação durante a campanha eleitoral.
Antonio Denarium, por exemplo, já foi condenado em primeira instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Roraima, mas recorreu ao TSE. Apesar do recurso, é provável que os magistrados mantenham a decisão do TRE, consolidando a cassação de seu mandato.
O Ministério Público Eleitoral também já se manifestou favoravelmente à cassação dos mandatos dos dois governadores e do senador, reforçando o risco político enfrentado pelos aliados de Bolsonaro.