
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) retoma, nesta quinta-feira (1º), o pique de atividades e sessões, depois do recesso iniciado em dezembro. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) vai dar as caras para abrir o trampo dos deputados estaduais.
Jero deve ler, por volta de 16h30, a tradicional carta de abertura dos trabalhos. A expectativa é de que todos os 63 parlamentares estejam no plenário para a primeira sessão do ano.
PEC da Reeleição
Um dos principais assuntos da Alba em 2024 será a discussão em torno da PEC da Reeleição, que permitirá, caso aprovada, a recondução de Adolfo Menezes (PSD) ao cargo de presidente, em 2025.
Apesar do favoritismo de Adolfo, dois nomes também estão cotados para a disputa. Deputada mais votada em 2022, Ivana Bastos (PSD) quer romper barreiras e ser a primeira mulher a ocupar o cargo.
Líder do governo Jerônimo na Alba, o deputado Rosemberg (PT) também é ventilado para o posto, se a PEC não passar e travar a reeleição de Adolfo. Mesmo com as especulações, o petista não tem comentado o assunto publicamente.