Alba aprova PEC da Reeleição; geral cresce o olho

Proposta foi aprovada com maioria esmagadora de votos

Home / Política

Adolfo de novo? - 19/03/2024, 20:37 - Cássio Moreira

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta terça-feira (19), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que atualiza o entendimento sobre reeleição na presidência da Casa dentro da mesma legislatura. Foram 56 votos favoráveis.

Apenas os deputados Hilton Coelho (Psol) e Júnior Nascimento (União Brasil) votaram contra o texto de autoria do deputado e ex-presidente Nelson Leal (PP). A alteração abre uma brecha para um terceiro mandato consecutivo do atual presida, Adolfo Menezes (PSD), embora o assunto não seja tratado de forma aberta pelo parlamentar.

A eleição para o comando da Casa acontecerá em fevereiro de 2025. O entendimento de alguns deputados, entretanto, é que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre reeleição no poder do legislativo em todo o país, não contempla Adolfo, que chegou ao posto pela primeira vez em 2021, sendo reconduzido em 2023.

Aspas

Não acho que é incoerência

Adolfo Menezes

Co-autor da proposta que barrou a reeleição do então presidente Marcelo Nilo pela sexta vez seguida, em 2017, Adolfo negou qualquer contradição com a aprovação do texto nesta terça.

Imagem ilustrativa da imagem Alba aprova PEC da Reeleição; geral cresce o olho
Foto: Cássio Moreira/Portal MASSA!

"Pode parecer uma contradição, mas se você pegar os meus pronunciamentos aqui na Casa, eu sempre defendi e defendo que o Congresso Nacional acabasse com a reeleição, principalmente do Executivo, que é quem tem a caneta [...] Naquela época não era ninguém contra o amigo Marcelo Nilo, mas ele estava tentando pela sexta vez consecutiva ser presidente. Então, toda a Casa achou um absurdo. Não acho que é incoerência, não", disparou em papo com a imprensa.

Ausência

Uma das ausências na sessão foi a da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), cotada como potencial sucessora de Adolfinho, caso o presidente segure o tchan e não tente o terceiro mandato. Em conversa recente com o Portal MASSA!, Ivana reafirmou seu desejo em ocupar o cargo.

"Eu acho que a gente precisa alternar. Você perpetuar o poder, tanto na Assembleia como na Câmara, eu acho muito ruim isso. Acho que nós temos 63 deputados excelentes que podem assumir a Casa e precisam ter oportunidade. Apoio muito a alternância de poder", largou na ocasião.

De olho

Além de Ivana Bastos, surgem como prováveis sucessores de Adolfo Menezes os seguintes deputados: Nelson Leal, Niltinho (PP) e Rosemberg (PT). Os três parlamentares, porém, não falam abertamente sobre os planos para o próximo ano.

Questionado, o presidente Adolfo Menezes deixou claro que todos os deputados estão no direito de pleitear a cobiçada cadeira.

“Claro, que se não houver outro nome da Casa, que a Casa é quem vai dizer, não é? Todo mundo é independente, não tenho poder para mandar em nenhum deputado. Todos aqui são iguais, são no mesmo voto, então não sou eu que tenho poder para dirigir os deputados. Então todos aí podem pleitear, o presidente e a maioria da Casa na hora certa vai dizer quem pretende lançar como candidato e eleger, com toda tranquilidade”, meteu.

exclamção leia também