
O ex-presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello, foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió (AL). Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção; a investigação foi parte da Operação Lava Jato.
Leia Também:
De acordo com a revista Veja, Collor foi preso quando se preparava para viajar até Brasília; ele iria se entregar à polícia na capital federal. Foi o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), quem determinou a prisão do ex-senador.
Condenação
Fernando Collor de Mello foi condenado em 2023 por envolvimento em um esquema de corrupção na Petrobras, denunciado em 2015.
A acusação aponta que o político recebeu R$ 20 milhões em propina para favorecer contratos irregulares entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia, voltados à construção de bases de combustíveis.
Segundo a decisão, os empresários Luís Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos atuaram como intermediários no repasse. Em troca do esquema, Collor teria oferecido apoio político para garantir a indicação e a permanência de diretores na estatal.