24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Polícia

extorsão - 05/08/2026, 19:30

'Taxa do crime': entenda estratégia do CV que matou Gerson do Gás

Delegado explica como facção cobra comerciantes, provedores de internet e vendedores de gás na região

Laís Machado e Bruno Dias
Laís Machado e Bruno Dias
Esquema de pedágio da facção resultou na morte de vendedor de Gás em Cosme de Farias
Esquema de pedágio da facção resultou na morte de vendedor de Gás em Cosme de Farias |  Foto: Ascom/ PC Belém/Imagem Ilustrativa

O esquema de extorsão atribuído ao Comando Vermelho (CV) contra comerciantes em Salvador, voltou ao centro das investigações nesta quarta-feira (5), durante a Operação Ágio. Segundo a Polícia Civil, a cobrança ilegal, conhecida como "taxa do crime", faz parte da estratégia da facção para manter o controle de áreas da capital baiana.

Esse mesmo tipo de extorsão teria motivado o assassinato do revendedor de gás Gerson Leopoldino de Andrade, morto a tiros em agosto de 2023 na Baixa do Tubo, após se recusar a pagar R$ 7 mil ao CV, no bairro de Cosme de Farias.

Embora a operação não investigue diretamente o homicídio, o delegado Ernandes Júnior explica que o caso de Gerson do Gás entra no conjunto de ocorrências analisadas pela Polícia Civil durante a apuração, que resultou na ofensiva desta quarta.

Leia Também:

Segundo o delegado, a investigação reúne diferentes episódios registrados na região para entender a atuação da facção e identificar seus integrantes:

"Foi um ano de investigação, um ano de trabalho com inteligência, de integração e conseguimos, no dia de hoje, deflagrar essa operação chamada Ágio, justamente para tirar de circulação essas pessoas que insistem em tentar o controle territorial."

Delegado Ernandes Júnior
Delegado Ernandes Júnior | Foto: Bruno Dias| Portal MASSA!

Como funciona a 'taxa do crime'?

Ainda segundo o agente, a cobrança não atinge apenas comerciantes tradicionais. A Polícia Civil identificou que diferentes profissionais eram obrigados a pagar valores à facção para continuar trabalhando nas áreas dominadas pelo grupo.

"Levantamos todos os comércios que estavam sendo extorquidos por essa facção criminosa, não só comércios, como provedores de internet e pessoas que vendem gás."

O delegado afirma que essas informações foram reunidas ao longo da investigação e embasaram os mandados de prisão preventiva cumpridos durante a Operação Ágio. "Conseguimos materializar tudo isso, colocar em inquérito policial e, por isso, hoje conseguimos diversos mandados de prisão preventiva."

A Polícia Civil sustenta que a extorsão é uma das principais formas de atuação financeira do Comando Vermelho na região. Além de comerciantes, a investigação também aponta que prestadores de serviço também eram obrigados a pagar a chamada "taxa do crime" para exercer suas atividades.

exclamção leia também