30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Polícia

VEJA OS DETALHES - 12/05/2026, 10:40 - Jaísa de Almeida - Atualizado em 12/05/2026, 11:54

Governo x facções: tática de combate envolve R$ 11 bilhões

Plano de ações contra finanças ilícitas, tráfico de armas e homicídios

Iniciativa será oficializada por decreto
Iniciativa será oficializada por decreto |  Foto: Alberto Maraux/SSP/Divulgação

Um novo pacote federal voltado ao enfrentamento das organizações criminosas será lançado nesta terça-feira (12). Batizado de Brasil Contra o Crime Organizado, o programa reúne R$ 11 bilhões para financiar ações em diferentes frentes da segurança pública.

Para acessar os valores, os governos estaduais precisarão aderir às regras estabelecidas pelo Governo Federal. A formalização do programa ocorrerá por meio de decreto presidencial e quatro portarias.

Sendo assim, o Brasil Contra o Crime Organizado será estruturado em quatro frentes principais:

💰 Asfixia financeira das organizações criminosas: medidas voltadas ao bloqueio e rastreamento de recursos que sustentam as atividades ilícitas;

🚓 Fortalecimento da segurança no sistema prisional: ações para reduzir a atuação de facções dentro das unidades e ampliar o controle sobre os presídios;


🫆 Qualificação da investigação e do esclarecimento de homicídios: investimentos em estrutura e métodos para elevar a taxa de solução de assassinatos;


🔫 Combate ao tráfico de armas: estratégias para coibir a circulação e o comércio ilegal de armamentos.

Programa dependerá da adesão dos estados para liberação de recursos
Programa dependerá da adesão dos estados para liberação de recursos | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Caixa 2 das facções na mira

Em declaração recente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que uma das prioridades será atingir o fluxo de dinheiro das facções e reduzir sua capacidade de financiamento.

Após reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no último dia 7, também sinalizou abertura para cooperação internacional no enfrentamento ao crime organizado.

Leia Também:

"Vamos fazer algumas frentes [com o programa Brasil Contra o Crime Organizado], uma delas é a questão financeira. Nós precisamos destruir o potencial financeiro do crime organizado e das facções. Eles hoje viraram, em alguns casos, empresas multinacionais. Eles estão em vários países, no futebol, na política, no meio empresarial, estão em todo lugar, no poder Judiciário", disse o presidente.

exclamção leia também