A nadadora brasileira Ana Carolina Vieira, de 22 anos, foi desligada da Seleção Brasileira de Natação após sair da Vila Olímpica sem autorização durante os Jogos Olímpicos de Paris. O rolê que custou a participação da atleta na competição ocorreu na sexta-feira, dia 26 de julho, e ela foi inicialmente advertida pela infração. No entanto, após contestar a decisão, Ana Carolina foi definitivamente afastada da delegação brasileira e retornará ao Brasil imediatamente.
A situação também envolveu outro nadador, Gabriel Santos, que acompanhou Ana Carolina na saidinha não autorizada. Gabriel foi apenas advertido. Ambos foram punidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em conjunto com a Comissão Técnica da natação, o Chefe da Equipe Gustavo Otsuka, e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Leia mais:
Willian Lima vai à semifinal no Judô e Lari Pimenta disputa repescagem
A denúncia da infração foi reportada por Gustavo Otsuka ao COB, que tomou a decisão de desligar Ana Carolina da delegação. Em comunicado, o COB confirmou que a atleta será enviada de volta ao Brasil e não participará mais dos Jogos Olímpicos.
Veja a nota na íntegra:
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.
Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.
Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.
Assim, o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente.