As disputas masculina e feminina de triatlo da Olimpíada de Paris, previstas para ocorrer às 3h (de Brasília) destas terça-feira (30) e quarta (31), ainda não estão confirmadas. Isso acontece em decorrência do nível de contaminação do Rio Sena, local indicado para receber as provas, que piorou depois das recentes chuvas na capital francesa.
Além disso, os treinos de familiarização do triatlo foram cancelados por dois dias consecutivos. A definição do Comitê Olímpico Internacional (COI) será emitida nesta segunda-feira (29), às 23h, no horário de Brasília, e às 4h de terça, horário de Paris.
Segundo informado por Sérgio Santos, chefe da delegação brasileira de triatlo, é previsto que as provas desta semana aconteçam normalmente, mesmo que os atletas não tenham treinado no percurso.
Leia Mais:
Vídeo: ministra da França mergulha no Sena às vésperas das Olimpíadas
Vai ficar de fora? Medalhista olímpico testa positivo para Covid-19
Bia Ferreira 'quebra e amassa' americana em estreia no boxe olímpico
"As informações passadas no congresso técnico feminino foi de que as análises (da água) estão cada vez melhores. A preparação correu bem, as nossas expectativas são elevadas. A natação vai ser desafiadora, porque existe uma correnteza muito forte. Estamos prontos para o desafio. O fato de não termos nadado no percurso não nos afetará, até porque nenhum triatleta nadou nos últimos dias. Estamos todos em igualdade de circunstâncias", pontuou o chefe da delegação.
Os atletas brasileiros Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Manoel Messias e Miguel Hidalgo, que não conseguiram treinar no Rio Sena, treinaram em piscina.
Outros planos
Caso as águas do Rio Sena continuem impróprias, o Comitê Organizador de Paris 2024, possui outras opções para que as provas sejam realizadas.
O plano B é adiar o triatlo para o dia 2 de agosto. Já o plano C, se não acontecer nenhum avanço na recuperação das águas, é realizar a competição em formato de um duatlo. Nesse caso, os 1500m de natação serão substituídos por mais 5 km de corrida ainda no dia 2 de agosto.