Um grande tumulto durante uma partida de futebol deixou 12 pessoas mortas e cerca de 500 feridos no Estádio Cuscatlán, em El Salvador. O caso aconteceu na noite de sábado (20), durante o jogo entre Alianza e FAS, times da Série A do futebol do país.
De acordo com Luis Alonso Amaya, Diretor do Sistema Nacional de Proteção Civil, a confusão foi iniciada por causa do excesso de venda de bilhetes para o jogo.
A tragédia
Tudo começou quando torcedores do Alianza demoliram o portão do setor geral do estádio. As pessoas que estavam dentro do terreno foram atingidas e a partida, que estava pela marca dos 16 minutos, foi suspensa após as pessoas nas arquibancadas chamarem atenção dos jogadores para o que estava acontecendo.
Para receberem o atendimento médico, os feridos precisaram ser carregados para fora do local ou para o campo de futebol.Um voluntário do Comando de Resgate relatou o ocorrido para a imprensa local. “Foi uma avalanche de torcedores que arrombaram o portão, alguns ficaram embaixo das grades do túnel, outros conseguiram chegar às arquibancadas e depois ao campo e estavam sufocando”, disse ele.
Os feridos foram transferidos para hospitais na região, segundo informou a Polícia Nacional Civil.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, se pronunciou sobre o caso e disse que será feita uma investigação exaustiva dos fatos ocorridos no Estádio Cuscatlán.
"Todos serão investigados: times, dirigentes, estádio, bilheteria, liga, federação, etc. Quem quer que sejam os culpados, eles não ficarão impunes", escreveu no Twitter.
A Federação Salvadorenha de Futebol lamentou a tragédia e se solidarizou com as famílias dos falecidos. Em função do incidente, a partida foi adiada.