Vídeos divulgados nas redes sociais, nesta terça-feira (09), mostram uma ação da polícia de Chicago, nos Estados Unidos.
Nas imagens, é possível ver um homem negro, identificado como Dexter Reed, 26 anos, atirando contra os agentes, que revidaram com cerca de 96 tiros no dia 21 de março.
Wild video shows Chicago police fired nearly 100 shots in less than a minute during fatal traffic stop.
— Citizen Free Press (@CitizenFreePres) April 10, 2024
Preliminary evidence showed the suspect, 26-year-old Dexter Reed, had fired first at one officer during the shootout on West Ferdinand Street. pic.twitter.com/CszxLHt2es
Câmeras acopladas ao corpo dos policiais mostram mais de 30 vídeos do momento da ação. Nas imagens é visto o início da abordagem, onde os agentes pedem para que Reed abaixe os vidros do carro e perguntam o que ele estava fazendo.
Segundo o Gabinete Civil de Responsabilidade Policial (Copa), só um policial atirou mais de 50 vezes contra o homem já desarmado, o que caracteriza o uso excessivo de força.
Durante a saraivada inicial de tiros, (Reed) permaneceu em seu veículo e finalmente avançou, colidindo com um carro estacionado na frente dele. Em seguida, saiu do veículo pelo lado do motorista, deixando sua arma de fogo no banco do passageiro dianteiro, e começou a fugir pela traseira”, escreveu Kersten, chefe do Copa.