30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Votação aberta - 03/12/2023, 14:30 - Da Redação

Venezuelanos votam em referendo para anexar parte da Guiana

Votação tem como intuito saber se população concorda com anexação do território de Essequibo

Atualmente, a região pertence a Guiana e está na fronteira entre os dois países
Atualmente, a região pertence a Guiana e está na fronteira entre os dois países |  Foto: Marcelo Garcia/AFP

A população da Venezuela irá decidir se irá anexar a região de Essequibo ao seu território. A votação ocorre neste domingo (3), convocado pelo presidente Nicolás Maduro, que fez campanha para que a população vote positivamente.

Atualmente, a região pertence a Guiana e está na fronteira entre os dois países. A disputa pela região dura mais de um século e é controlada pela Guiana desde 1966.

O local possui cerca de 160 mil km2 e 125 mil pessoas vivem na região. O território equivale a cerca de 70% da área da Guiana. A área despertar interesse por ser rica em recursos naturais, como ouro e petróleo.

Na sexta, a Corte Internacional de Justiça disse que a Venezuela não deve fazer nem uma ação para anexar a região. A Guiana considera que o referendo é uma "violação das leis internacionais".

Neste domingo, em Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente Lula disse que espera "bom senso" da Venezuela e da Guiana na disputa. O presidente brasileiro ainda disse que tudo que a América do Sul não precisa é de conflitos.

O referendo será composto por cinco perguntas que englobam desde a rejeição ao laudo de 1899 que fixou a fronteira do país com a Guiana, até a criação de uma província venezuelana chamada "Guiana Essequiba", concedendo nacionalidade venezuelana aos seus habitantes.

exclamção leia também