Nesta sexta-feira (15), a última superlua cheia de 2024 será visível, mais brilhante e maior do que o normal, já que estará perto de seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. A lua cheia será mais intensa às 18h28 no horário de Brasília, mas o momento exato pode variar conforme o fuso horário de cada local.
Leia mais:
Mulher mata filho de 5 anos e manda mensagem para o marido em seguida
Vídeo: adolescente vence rival 100 quilos mais pesado em luta de sumô
Por que a lua parece mais brilhante?
O fenômeno ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando toda a face visível do satélite natural. A distância da Lua neste evento será de aproximadamente 361.867 km, um pouco mais perto do que a média de 384.400 km. Isso fará com que a lua pareça maior e mais brilhante no céu.
Origem
Embora o termo "superlua" seja amplamente utilizado, ele não tem base científica. Criado por um astrólogo nos anos 70, o termo se refere a uma lua cheia que ocorre quando a Lua está a 90% ou mais perto do perigeu. Apesar das divergências científicas, o nome acabou se popularizando, e a comunidade astronômica passou a adotá-lo para aproximar o público da ciência.