28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Destruiu tudo - 06/02/2023, 07:33 - Anderson Orrico- Atualizado em 06/02/2023, 11:32

Terremoto atinge Turquia e mata centenas de pessoas

Número de mortos pode subir ainda mais

Tremor deixou centenas de mortos
Tremor deixou centenas de mortos |  Foto: Getty Images BBC

Um forte terremoto atingiu nesta segunda-feira (6) o sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria, matando mais de 1,7 mil pessoas. O tremor aconteceu à noite, quando muitas pessoas estão dormindo, o que aumentou o número de vítimas.

O Serviço Geológico dos EUA disse que o tremor de magnitude 7,8 ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep.

O vice-presidente turco Fuat Oktay disse que o número de mortos na Turquia foi de 284 pessoas. Na Síria, mais de 230 pessoas morreram, segundo a mídia estatal. Os números ainda estão sendo atualizados e podem subir drasticamente.

O Ministério da Saúde da Síria disse que houve mortos nas províncias de Aleppo, Latakia, Hama e Tartus. Muitos edifícios desabaram e equipes de resgate foram mobilizadas para procurar sobreviventes nos escombros.

O ministro do Interior da Turquia, Suleymon Soylu, disse que dez cidades foram afetadas: Gaziantep, Kahramanmaras, Hatay, Osmaniye, Adiyaman, Malatya, Sanliurfa, Adana, Diyarbakir e Kilis.

Na província de Malatya, a nordeste de Gaziantep, pelo menos 23 pessoas morreram, segundo autoridades locais. Em Sanliurfa, a leste, houve 17 mortes. Também houve mortes em Diyarbakir e Osmaniye.

Pelo menos 2.323 pessoas ficaram feridas na Turquia e 639 na Síria. Um repórter da BBC em Diyarbakir, na Turquia, disse que um shopping center na cidade desabou.

O tremor também foi sentido no Líbano e em Chipre. Rushdi Abualouf, repórter da BBC na Faixa de Gaza, disse que houve cerca de 45 segundos de tremores na casa em que ele estava hospedado.

Sismólogos turcos estimaram que o terremoto teve 7,4 de magnitude. Um segundo tremor atingiu a região poucos minutos depois do primeiro.

A Turquia fica em uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo. Em 1999, mais de 17 mil pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu o noroeste do país.

Confira o momento em que um prédio desaba após o terremoto:

exclamção leia também