28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Operação ‘Voltando em Paz’ - 12/10/2023, 13:13 - Beatrice Magalhães

Terceira aeronave cheia de brasileiros sai de Israel em direção à SP

O KC 390 sai de Tel Aviv, com destino ao Aeroporto de Guarulhos em São Paulo, com 69 brasileiros a bordo

A aeronave é um KC-390 Millennium e embarcará 69 passageiros
A aeronave é um KC-390 Millennium e embarcará 69 passageiros |  Foto: Divulgação GOV BR e FAB

O terceiro voo da operação ‘Voltando em Paz’ decola de Tel Aviv, em Israel, nesta quinta-feira (12), com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP), com mais 69 brasileiros repatriados da zona de conflito entre o exército israelense e o grupo Hamas. A aeronave é um KC-390 Millennium.

Do total de 69 embarcados, 29 têm como destino final a cidade de São Paulo, nove vão para o Rio de Janeiro, outros nove para Belo Horizonte, cinco para Recife, quatro para Goiânia, quatro para Porto Alegre, dois para Vitória, um para Uberlândia (MG) e um para Cuiabá. Entre os passageiros há duas gestantes.

Enquanto a aeronave KC 390 se prepara para decolar de Israel, outras aeronaves da FAB estão em deslocamento. Nesta quinta (12), um outro avião, um KC-30, chegou a Roma, na Itália, que tem servido como escala nessa operação, para em seguida também se dirigir a Israel.

A mais difícil para o Itamaraty nesse momento tem sido articular o deslocamento de cerca de 30 brasileiros que estão no lado palestino do conflito e desejam retornar ao Brasil.

Leia Mais

"Alívio", afirma Alok ao reencontrar pai que deu 'zig' no Hamas

Ataques israelenses acabam com vidas de funcionários da ONU

Assista: Brazucas saem de Israel fazendo festa em avião

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores brasileiras, entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro.

"Pedi ao ministro que nos apoiasse e nos ajudasse para facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo. Conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco", afirmou Mauro Vieira.

Segundo o Itamaraty, mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar. A determinação do Governo Federal é de que todos os interessados sejam repatriados, como o presidente Lula enfatizou ontem nas redes sociais:

"Estou orgulhoso, e o povo brasileiro também deve estar, pelo belo trabalho que o Ministério da Defesa, o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira estão fazendo de resgate dos nossos compatriotas que estão na zona do conflito. Vamos continuar trabalhando até trazer de volta para casa todos que estão naquela região e desejam retornar ao nosso país", postou o presidente.

exclamção leia também