A poucos metros do aeroporto de Bukoka, um avião da companhia aérea Precision Air caiu no Lago Victoria, na Tanzânia, neste domingo, 6, com pelo menos 43 pessoas a bordo, de acordo com informações da estatal Tanzania Broadcasting Corporation (TBC). Até o momento, cerca de 26 passageiros foram resgatados com vida no local, segundo informaram autoridades locais à agência de notícias Reuters.
Sobre os outros passageiros, não há informações sobre o estado de saúde, até o momento. “Conseguimos salvar um grande número de pessoas”, garantiu o comandante da polícia da província de Kagera, William Mwampaghale, a jornalistas.
Para a ocorrência, barcos de resgate foram disponibilizados tal qual equipes de emergência permanecem resgatando pessoas presas no avião, acrescentou a TBC. A aeronave saiu da capital Dar es Salaam e "caiu no Lago Vitória esta manhã devido a uma tempestade”, garantiu a TBC.
A maior companhia aérea privada da Tanzânia, a Precision Air, identificou o avião como modelo voo PW 494 e afirma que estava "envolvido em um acidente quando se aproximava do Aeroporto de Bukoba".
O presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, disse que a população precisa ficar calma enquanto a operação de resgate é feita.
"Recebi com tristeza a notícia do acidente envolvendo o avião da Precision Air", escreveu no Twitter. “Vamos ficar calmos neste momento em que os socorristas continuam com a missão de resgate enquanto rezam a Deus para nos ajudar”, acrescentou.
JUST IN: A plane has crashed into Lake Victoria in Bukoba in Tanzania’s Kagera region. Rescue efforts are underway. The plane belongs to Precision Air. #PrecisionAirCrash pic.twitter.com/Q5wfjbOB2T
— Rachael Akidi (@rakidi) November 6, 2022