
O novo pontífice foi escolhido nesta quinta-feira (8). Após a decisão do Conclave, o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi nomeado como novo papa, o Papa Leão XIV. Até o momento já sabemos seu nome de batismo, sua idade, sua nacionalidade e o nome que adotou, mas a pergunta que não quer calar é: qual é o salário do Papa?
Leia Também:
Para algumas pessoas pode até parecer estranho, mas sim, o Papa pode receber salário. De acordo com a agência de notícias italiana Ansa, a expectativa é que o religioso tenha direito a pelo menos 2,5 mil euros (R$ 16,1 mil), mesmo valor oferecido ao Papa Francisco em 2013, quando ele foi escolhido como pontífice.
Porém, Francisco recusou o salário, preferindo viver m pobreza evangélica como São Francisco de Assis. Antes de falecer, em 21 de abril, Francisco doou 200 mil euros (R$ 1,2 milhão) de sua conta pessoal a detentos da prisão Casal del Marmo.
De olho nas finanças
Francisco chegou a ordenar a criação de uma nova comissão de alto nível para incentivar doações à sede da Igreja Católica. Além disso, desde a pandemia, por causa da crise causada pelo vírus, o Papa vinha tentando reduzir o salário dos clérigos do Vaticano.
Em 2021, o argentino determinou que fosse cortado 10% do salário dos cardeais e reduziu salários no Vaticano para salvar o emprego dos funcionários.