Pela primeira vez na história, o Reino Unido terá um chefe de governo que não branco e que é hindu e descendente de indianos. Depois de outros concorrentes desistirem, os parlamentares do Partido Conservador escolheram nesta segunda-feira o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak como seu líder e próximo primeiro-ministro dos britânicos. Ele será o quarto em três anos.
Sunak ficou em segundo colocado na disputa que levou Liz Truss ao poder no mês passado. Ele é defensor de uma maior ortodoxia econômica e sua missão principal será consertar o problema deixado por sua antecessora. Pressionada após seu plano econômico ultraliberal provar-se catastrófico, ela Truss renunciou na sexta após 44 dias no cargo.
O novo e multimilionário líder conservador foi escolhido em um processo acelerado para comandar a legenda — como o partido tem a maioria no Parlamento desde as eleições de 2019, seu líder torna-se também chefe de governo no sistema parlamentarista britânico. Sua posse como premier será na terça, em um audiência com o rei Charles III.