29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Cara a cara - 20/11/2023, 22:02 - AFP

Presidente da Cruz Vermelha tenta resolver 'B.O' com líder do Hamas

Encontro ocorre no momento em que o Catar tenta fechar um acordo para libertar cerca de 240 reféns

A presidente Mirjana Spoljaric reuniu-se com Ismail Haniyeh
A presidente Mirjana Spoljaric reuniu-se com Ismail Haniyeh |  Foto: Divulgação/Cruz Vermelha

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anunciou, nesta segunda-feira (20), que sua presidente viajou ao Catar para encontrar o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, e "avançar sobre as questões humanitárias ligadas ao conflito armado em Israel e Gaza", que é governada pelo grupo islamista palestino.

"A presidente Mirjana Spoljaric reuniu-se com [Ismail] Haniyeh, chefe do gabinete político do Hamas, e com as autoridades do Catar separadamente", afirmou o CICV em um comunicado.

O encontro ocorre no momento em que o Catar participa das negociações para tentar fechar um acordo para libertar cerca de 240 reféns sequestrados pelo Hamas em seu ataque contra Israel em 7 de outubro.

Durante sua operação em território israelense, os combatentes islamistas mataram aproximadamente 1.200 pessoas, a maioria civis, segundo autoridades do país.

Em resposta, Israel bombardeia incessantemente a Faixa de Gaza, sob a qual realiza operações terrestres desde 27 de outubro.

Na segunda-feira o Hamas declarou que mais de 13.300 pessoas, majoritariamente civis, foram mortas em território palestino desde o início da guerra.

O CICV afirmou que a visita de Spoljaric faz parte dos esforços para manter "conversas diretas com todas as partes para melhorar o respeito ao direito internacional humanitário".

O comunicado também destaca que a presidente se reuniu "em diversas ocasiões nas últimas semanas com famílias de reféns detidos em Gaza, bem como com altos funcionários israelenses e palestinos".

exclamção leia também