29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Não corre ninguém! - 30/03/2024, 17:09 - Vinicius Viana

Polícia dá baculejo na casa da presidente do Peru; entenda o babado

Dina Boluarte está sendo investigada por suposto enriquecimento ilícito

Dina Boluarte é presidente do Peru
Dina Boluarte é presidente do Peru |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

A polícia revistou a casa da presidente do Peru na madrugada deste sábado (30) durante uma operação de busca e apreensão de relógios de luxo. Dina Boluarte está sendo investigada por suposto enriquecimento ilícito, de acordo com informações publicadas pelo jornal espanhol El País.

De acordo com o jornal, Boluarte é suspeita de ocultar uma coleção de 15 relógios de luxo – incluindo um Rolex avaliado em 19 mil dólares – que não incluiu na sua declaração de bens nem foi devidamente justificado. Durante a operação, a chefe de Estado não estava no edifício, obrigando os policiais a entrarem à força no imóvel.

O Ministério Público do Peru afirmou que a presidente é obrigada a cooperar com a investigação e que ela seria investigada caso se desfizesse dos relógios. Pouco depois do término da operação na casa de Boluarte, agentes do MP e da Diviac compareceram ao Palácio do Governo para dar continuidade ao processo. “Pessoais do Palácio do Governo prestaram todas as facilidades para as diligências solicitadas pela Procuradoria-Geral da República, que decorreram normalmente e sem qualquer incidente”, publicou a Presidência no X, antigo Twitter.

Repercussão

Um dos juristas mais famosos do Peru, o advogado constitucional Aníbal Quiroga, comentou sobre a gravidade do caso. “É a primeira vez na história do Peru que a casa de um presidente em exercício foi invadida”, declarou. Boluart também se manifestou sobre a operação, garantindo que “tudo o que tinha era fruto do seu esforço e trabalho” e que está disposta a “dizer a verdade” perante o Ministério Público.

exclamção leia também