
Jorge Mario Bergoglio, mais conhecido como Papa Francisco, de 88 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (21). A trajetória do pontífice marcou a vida de milhões de pessoas.
Nascido em Buenos Aires, na Argentina, em 1936, ele foi o pioneiro em diversas vertentes. Foi o primeiro papa latino-americano. Francisco também foi o primeiro pontífice da chamada era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor, Bento XVI. Além disso, foi o primeiro jesuíta a ocupar o posto.
Leia Também:
O 226º pontífice ficou á frente da Igreja Católica por quase 12 anos. Conhecido pelo seu perfil descontraído, o papa também era apreciador de futebol e torcia para o Club Atlético San Lorenzo de Almagro, time argentino.
Formado em Ciências Químicas e professor de Literatura, ele iniciou reformas das estruturas da Cúria, que é o governo do Vaticano, com atenção especial para a parte econômica e financeira. Além disso, tentou fazer com que a Igreja abandonasse tradições antigas ligadas a tabus sexuais.
Ligação do Papa com o Brasil
Em 2013, Francisco brotou no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude. Em 2019, o pontífice canonizou Irmã Dulce. Conhecida como o ‘anjo bom da Bahia’, a freira, com dois milagres reconhecidos, foi canonizada em uma missa no Vaticano e passou a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres.