24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Condenada - 19/11/2022, 17:13 - Tabitha Gomes

"Nova Steve Jobs" é condenada a 11 anos de prisão

Ela foi considerada culpada por fraude eletrônica e conspiração

Holmes (no centro) junto com o marido e a mãe dela enquanto entravam no tribunal.
Holmes (no centro) junto com o marido e a mãe dela enquanto entravam no tribunal. |  Foto: Getty Images

A polêmica empresária do Vale do Silício, Elizabeth Holmes, foi condenada nesta sexta-feira (18), a 11 anos de prisão por um juiz da Califórnia, nos Estados Unidos. Na época de sua ascensão, Holmes foi considerada a "nova Steve Jobs", chegando a ser a bilionária mais jovem dos Estados Unidos.

O júri já havia considerado ela culpada por três acusações de fraude eletrônica e uma de conspiração por aplicar fraudes contra investidores com sua empresa Theranos. Elizabeth, de 38 anos, compareceu ao tribunal na sexta-feira (18) com um semblante abalado. Ela disse que sente "profunda dor" por todos aqueles que foram enganados pela Theranos.

A empresa Theranos foi fundada  por Holmes em 2003 quando ela tinha 19 anos,
A empresa Theranos foi fundada por Holmes em 2003 quando ela tinha 19 anos, | Foto: Reprodução Getty Imagens

A Theranos chegou a ser avaliada em US$ 9 bilhões, a empresa tinha uma falsa promessa de ter desenvolvido uma máquina inovadora que poderia realizar qualquer tipo de exame de sangue em questão de algumas horas e com apenas um pouco de amostra. A empresa foi fundada por Holmes em 2003 quando ela tinha 19 anos.

O empreendimento cativou o interesse de investidores pela promessa de ser oferecido máquinas de exames de sangue, o que tornou sua fundadora bilionária aos 31 anos. "Estou arrasada pelos meus erros. Sinto uma dor profunda pelo que as pessoas passaram porque falhei com elas", afirmou.

exclamção leia também