
Contando parece até brincadeira, mas não é: o corpo do papa Francisco, que está exposto em um funeral público desde quarta-feira (23), está servindo de cenário para selfies de supostos fiéis.
O corpo do líder da Igreja Católica está na Basílica de São Pedro, no Vaticano, conforme pedido do Pontífice, e o funeral será encerrado neste sábado (26). Todo esse processo faz parte do rito; o que surpreende, no entanto, é a atitude de supostos fiéis que, no ato de despedida, estão tirando selfies com o caixão de Francisco ao fundo.
Leia Também:
As fotos públicas do funeral do papa não são proibidas pelas autoridades da Igreja, que chegaram a divulgar imagens do corpo de Francisco, vestido com casula vermelha e mitra branca, e com um rosário preso às mãos. No entanto, é no mínimo de mau gosto tirar uma selfie com um corpo ao fundo, e as fotos têm gerado críticas nas redes sociais.

O comportamento inadequado de algumas pessoas portando celulares tem provocado, inclusive, a manifestação dos guardas da Basílica, que precisam conter os apegados à tecnologia.
Funeral atrai milhares de pessoas
O funeral do papa Francisco deve reunir meio milhão de fiéis e diversos líderes mundiais, como os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Volodimir Zelensky e Donald Trump. Já o presidente russo, Vladimir Putin, informou que não estará presente. A cerimônia promete mobilizar uma multidão em Roma e contará com forte presença diplomática internacional.
Diferente de papas anteriores, Francisco optou por um sepultamento mais simples. Seu corpo será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, com uma lápide modesta que leva apenas a inscrição “Franciscus”, em latim.

Os fiéis poderão prestar homenagens na Basílica de São Pedro até a noite desta sexta. A missa de despedida será celebrada no sábado, às 10h (horário local), na Praça de São Pedro, antes do traslado do corpo para seu local de descanso final.