28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Internacional - 03/01/2026, 20:30 - Da Redação

Lula, Jerônimo e famosos se pronunciam sobre invasão na Venezuela

Atitude dos Estados Unidos dividiu opiniões e foi repudiada por presidente e governador

Lula repudiou a ação dos EUA contra Venezuela
Lula repudiou a ação dos EUA contra Venezuela |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ataque dos Estados Unidos da América (EUA) contra a Venezuela é o assunto mais comentado do mundo neste sábado (3) e tem repercutido no Brasil entre políticos e famosos, desde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA).

Leia Também:

Para o presidente do Brasil, a ação militar ultrapassa os limites aceitáveis nas relações entre países. Em declaração pública, Lula considerou gravíssima a atitude do presidente estadunidense.

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, opinou.

Qual atitude do Brasil após ataque?

Depois que o presidente norte-americano Donald Trump afirmou que forças dos EUA realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e que o presidente Nicolás Maduro teria sido capturado durante a ofensiva, uma foto de Maduro sob o poder dos militares estrangeiros colocou ainda mais lenha na fogueira.

Na imagem, ele aparece algemado, com uma venda nos olhos, abafador de ruídos nos ouvidos e com uma garrafa d'água na mão, a bordo de um navio da Marinha norte-americana, o USS Iwo Jima, segundo informações divulgadas pelo próprio presidente americano na rede social Truth.

Veja a foto de Nicolás Maduro capturado:

Donald Trump publicou foto de Nicolás Maduro capturado
Donald Trump publicou foto de Nicolás Maduro capturado | Foto: Reprodução/Truth

Diante do cenário de tensão, o governo brasileiro convocou uma reunião de emergência com ministros e o presidente Lula, que estava no Rio de Janeiro e participou por videoconferência, para discutir a invasão dos EUA e os possíveis impactos no país.

Um plano de contingência foi estabelecido pensando em lidar com um possível aumento no fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil, afinal, a fronteira no Norte pode facilitar a travessia.

Bahia também se posiciona

O Governo da Bahia, por meio de um pronunciamento do governador Jerônimo Rodrigues, também se manifestou contra o ataque, alinhando-se à posição do presidente Lula e do Governo do Brasil. Em nota, a gestão estadual destacou que apoia todos os esforços diplomáticos em curso para evitar que a crise avance e resulte em ainda mais instabilidade e violência na região.

Governador seguiu a linha do presidente
Governador seguiu a linha do presidente | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

"A defesa do diálogo, do multilateralismo e da autodeterminação dos povos fazem parte de uma marca histórica do Brasil e da Bahia, especialmente no que diz respeito aos interesses humanitários e o fortalecimento da soberania nacional", afirmou.

Além disso, o texto informou que o Governo da Bahia segue em articulação com a Embaixada do Brasil na Venezuela e outros órgãos federais para acompanhar a situação de baianos que estão no país, com o objetivo de identificar possíveis necessidades e garantir o apoio institucional necessário.

Repercussão entre os famosos

Gaby se uniu a outros artistas venezuelanos
Gaby se uniu a outros artistas venezuelanos | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A atriz venezuelana Gaby Spanic, conhecida pelo papel de vilã na novela A Usurpadora, comemorou, neste sábado (3), a operação do governo dos Estados Unidos que resultou na prisão do presidente Nicolás Maduro.

Para deixar clara a posição contrária ao regime venezuelano, a atriz repostou nas redes sociais um vídeo de agosto de 2024, um mês após a reeleição considerada controversa de Maduro. Na gravação, Gaby chegou a “prever” a queda do líder do país, atribuindo o desfecho a uma espécie de intervenção divina.

A ex-BBB Ana Paula Renault repudiou o ataque dos Estados Unidos
A ex-BBB Ana Paula Renault repudiou o ataque dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Globo

A repercussão do ataque, no entanto, dividiu opiniões entre famosos. A ex-BBB Ana Paula Renault criticou duramente quem comemorou o bombardeio. “Celebrar invasão militar é repetir cegamente uma narrativa que já fracassou. O Iraque prova isso. A Venezuela não merece virar o próximo laboratório de destruição travestida de ‘salvação’”, escreveu ela no X, antigo Twitter.

Luana Piovani não apoia Maduro, mas não gostou do bombardeio na Venezuela
Luana Piovani não apoia Maduro, mas não gostou do bombardeio na Venezuela | Foto: Reprodução/Instagram @luanapio

A atriz Luana Piovani também se posicionou neste sábado (3) contra a ofensiva do exército norte-americano e a captura de Nicolás Maduro. Apesar de declarar que não simpatiza com o presidente venezuelano, Piovani afirmou repudiar o bombardeio realizado durante o governo de Donald Trump.

exclamção leia também