25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Oriente Médio - 24/11/2023, 16:57 - Clara Oliveira

Liberdade cantou! Hamas solta 24 reféns e Israel libera 39 palestinos

No total, foram libertados 24 israelenses, 10 tailandeses e 1 filipino

Agentes da ONG Cruz Vermelha coordenaram a operação
Agentes da ONG Cruz Vermelha coordenaram a operação |  Foto: Mohammed Abed/AFP

O Hamas liberou o primeiro grupo de reféns nesta sexta-feira (24), após uma longa negociação de mais de um mês. O acordo entre a organização política e Israel prevê uma trégua de quatro dias no conflito que toma conta da região.

No total, 24 pessoas foram libertadas, entre elas, 13 mulheres e crianças israelense, como previsto no acordo. Além desses, 10 cidadãos tailandeses e 1 filipino também foram soltos após negociações paralelas com os governos desses países.

Os reféns libertados foram entregues por intermédio de membros do Hamas a agentes da ONG Cruz Vermelha, que coordenou a operação.

Em troca, Israel deu uma trégua de quatro dias nos bombardeios e libertou 39 palestinos presos no país desde antes do início da guerra. As libertações foram confirmadas pelo Ministério de Relações Exteriores do Catar, que fez a intermediação do acordo.

Os reféns liberados pelo Hamas atravessaram a fronteira entre Gaza e Egito pela cidade de Rafah por volta do meio-dia no horário de Brasília. Ao chegarem no Egito, helicópteros do exército israelense receberam o grupo, que recebeu atendimento de médicos e especialistas em comunicação com reféns.

Em seguida, eles retornaram ao território israelense e vão ficar 48 horas em hospitais em Israel. Os reféns da Tailândia e das Filipinas também foram conduzidos à Israel para atendimento em hospitais, após isso, retornaram a seus países.

A expectativa é de que o Hamas solte mais 50 reféns nos próximos dias, em troca da trégua temporária nos ataques iniciados na madrugada desta sexta, e também da soltura de prisioneiros palestinos detidos antes do início da guerra.

exclamção leia também