O julgamento de um dos casos quatro criminais contra o ex-presidente do Estados Unidos, Donald Trump, começa nesta segunda-feira (15). Ele é acusado de tentar esconder pagamentos que teria feito à Stormy Daniels, ex-atriz pornô.
No pior das hipóteses, Trump pode ser até condenado à prisão. O julgamento deve começar às 10h30 (horário de Brasília), em Nova York, e deve ocorrer até a próxima quarta-feira (17).
De acordo com a acusação, Trump pagou US$ 130 mil (R$ 660 mil na cotação atual) à Daniels durante a campanha nas eleições de 2016, para que a ex-atriz não revelasse uma suposta relação sexual extraconjugal entre eles. O político nega qualquer tipo de caso com ela.
A promotoria americana entende que Donald Trump disfarçou esse pagamento como se para seu próprio advogado, na intenção de supostamente esconder esse valor nos registros fiscais. Esse dinheiro, segundo a acusação, era uma despesa de campanha, já que a finalidade era impedir a divulgação de uma informação que poderia atrapalhá-lo na reta final da campanha presidenciável.
Donald Trump se diz inocente de qualquer acusação e garante que é vítima de uma "caça às bruxas" do Partido Democrata para impedi-lo de voltar ao poder.
Trump é o único pré-candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais e disputará com Joe Biden, atual presidente dos EUA, do Partido Democrata. As eleições serão realizadas no dia 5 de novembro.