Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, faleceu neste domingo (29), aos 100 anos. A notícia foi confirmada por seu filho ao jornal The Washington Post. Carter governou o país entre 1977 e 1981.
Leia também:
Tragédia aérea: 179 pessoas morrem e duas são resgatadas com vida após avião explodir
Apostador fica bilionário ao 'bagaçar' prêmio de loteria
Nascido em 1º de outubro de 1924, em Plains, na Geórgia, James Earl “Jimmy” Carter Jr. cresceu em uma família humilde. Filho de um fazendeiro e de uma enfermeira, destacou-se nos estudos e na carreira política, promovendo reformas administrativas e defendendo a igualdade racial.
Uma liderança em tempos de crise
Carter ascendeu à presidência em um período de instabilidade. Sua eleição em 1976 ocorreu em meio à desconfiança da população após o escândalo do Watergate e a renúncia de Richard Nixon. Nas urnas, derrotou o então presidente Gerald Ford.
Durante seu mandato, enfrentou desafios como a crise energética, alta inflação e o impasse diplomático com o Irã durante a crise dos reféns. Apesar das dificuldades.
Carter obteve êxitos notáveis, como a intermediação do histórico Acordo de Camp David entre Egito e Israel, que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002.