26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Trégua - 27/11/2023, 15:13 - Da Redação- Atualizado em 27/11/2023, 15:26

Israel e Hamas prorrogam o cessar-fogo por mais dois dias

Inicialmente o acordo seria quatro dias sem ataque, mas caso o Hamas liberasse mais reféns, o prazo seria prorrogado

Trégua entre Israel e Hamas entra no 4º dia
Trégua entre Israel e Hamas entra no 4º dia |  Foto: Dilvugação AFP

Um pouco antes do acordo de cessar-fogo acabar, Israel e Hamas prorrogaram a trégua nesta segunda-feira (27). A trégua está sendo utilizada para fazer a libertação de reféns.

Segundo um membro do grupo palestino, o acordo foi feito pelo Catar e o Egito. “"Foi alcançado um acordo com os irmãos no Qatar e no Egito para prolongar a trégua humanitária temporária por mais dois dias, com as mesmas condições da trégua anterior", disse ele para a agência de notícias Reuters.

O acordo de prorrogação da trégua foi confirmado por representantes do Catar e dos Estados Unidos. Esse acordo prevê um cessar-fogo durante quatro dias, que começou na sexta-feira (24).

O Hamas informou que iria libertar cerca de 50 reféns, mas até a madrugada desta segunda-feira, libertaram somente 58. Já Israel concordou em soltar 150 palestinos, mas só soltam 117.

De acordo com o governo de Israel, para cada 10 reféns libertados, é um dia a mais de trégua. No sábado (25), o jornal israelense Haaretz declarou que o Hamas encontrou cerca de 20 reféns que podem ser libertados. Caso eles consigam voltar para casa, a trégua irá durar até quarta-feira (29).

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, disse que os representantes estão fazendo de tudo para prolongar esse prazo no maior tempo possível.

"É o nosso objetivo manter esta pausa para além de amanhã (27/11), para que possamos continuar a ver mais reféns a sair e a enviar mais ajuda humanitária para aqueles que necessitam em Gaza”, disse Biden.

Israel afirma que a guerra não acabou e que as operações irão voltar após o prazo do cessar-fogo terminar.

exclamção leia também