O governo de Israel e o grupo palestino Hamas acertaram, nesta quarta-feira (15), um acordo de cessar-fogo para o conflito na Faixa de Gaza. De acordo com a Reuters, o acerto será implementado em 3 fases e a primeira envolve a libertação gradual de reféns e prisioneiros palestinos.
Leia mais:
Estados Unidos podem ficar sem TikTok; entenda
Observatório afirma que 2024 foi o ano mais quente da história
A segunda fase do acordo, que prevê o fim do conflito, começaria 16 dias após a implementação da fase inicial, mas ainda não tem data prevista e dependerá de negociações entre as partes envolvidas. O escritório de mídia do Hamas na Faixa de Gaza disse aos moradores do território palestino para não se deslocarem até o início oficial do cessar-fogo.
“O Escritório de Mídia do Governo pede aos cidadãos honrados que não se movam antes do início oficial do cessar-fogo e que obtenham informações sobre o momento do cessar-fogo de fontes oficiais”, destacou o grupo radical em comunicado à imprensa.
Os detalhes serão apresentados pelo primeiro-ministro e chanceler do Catar, Mohammed al-Thani. O governo local, juntamente com os Estados Unidos, está trabalhando nessas negociações desde o final do ano passado. Parte das tratativas também ocorreram no Cairo, sob a mediação do Egito, que faz fronteira a oeste com a Faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas desde 2007.