28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Deu o que falar! - 18/12/2023, 13:20 - Dara Medeiros

Histórico! Vaticano libera bênção para casais do mesmo sexo

Mudança vinha sendo defendida pelo Papa Francisco há alguns meses

A Igreja Católica irá realizar bênçãos para casais homoafetivos
A Igreja Católica irá realizar bênçãos para casais homoafetivos |  Foto: Divulgação/TJ-MT

Uma decisão histórica pode mudar o rumo das celebrações da Igreja Católica ao redor do mundo. De acordo com um documento emitido pelo Vaticano e autorizado pelo Papa Francisco, casais do mesmo sexo poderão receber a bênção de padres.

A medida não obriga os padres a realizarem casamentos homoafetivos, apenas dá a possibilidade de realização da bênção para aqueles que se sentirem de acordo. Esta mudança é polêmica e tem repercutido, pois vai de encontro à doutrina do catolicismo.

De acordo com as novas regras, a cerimônia religiosa não pode ter qualquer semelhança com um casamento entre pessoas de sexos opostos e nem deve acontecer durante liturgias regulares da Igreja.

Além disso, o documento proíbe que as lideranças católicas impeçam "a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

Por fim, a documentação diz que a Igreja Católica continua considerando a união entre casais do mesmo sexo um ato "irregular" e que a doutrina não mudou, mas garantiu que a autorização de bênçãos é um "sinal de que Deus acolhe a todos".

Leia também:

Surpreendendo, Papa Francisco sugere bençãos a casais homossexuais

Gripado, Papa Francisco cancela compromissos para fazer tomografia

Papa Chico abre o jogo sobre doença: "Bronquite aguda"


exclamção leia também