
A fumaça branca foi liberada às 18h08 no horário local (13h08 de Brasília) desta quinta-feira (8), na Capela Sistina, indicando que o novo papa havia sido escolhido. Às 14h13, no horário de Brasília, o cardeal Dominique Mamberti anunciou que o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo pontífice, adotando o nome de Papa Leão XIV.
Leia Também:
Prevost nasceu em Chicago, Illinois, mas passou dez anos à frente do seminário agostiniano de Trujillo, no Peru. Foi o Papa Francisco quem o nomeou cardeal em 2023.
“A paz esteja com todos vocês” foi a mensagem do novo papa em seu primeiro discurso à multidão reunida na Praça São Pedro, no Vaticano. O pontífice também afirmou: “Guardamos ainda a voz de Francisco”.
O norte-americano foi uma escolha surpreendente e é visto como alguém que dará continuidade ao legado do Papa Francisco. Ele é conhecido por sua defesa dos imigrantes e por atuar como pacificador em contextos de guerra.
Ainda em seu discurso, Prevost afirmou que a Igreja Católica precisa “construir pontes”, demonstrando alinhamento com o pensamento do Papa Francisco.

Este foi apenas o segundo dia do Conclave, o que indica um rápido consenso entre os cardeais. A velocidade lembra a escolha do Papa Bento XVI.
No momento em que a fumaça branca surgiu, milhares de fiéis que aguardavam na Praça São Pedro comemoraram como se fosse um gol.