A nave Starship, construída pelo bilionário Elon Musk, teve seu primeiro lançamento à orbita cancelado pela Spacex por apresentar problemas técnicos, nesta segunda-feira (17). O foguete é considerado como o 'mais poderoso da história' e visa realizar futuras missões na Lua e em Marte.
Com o objetivo de realizar apenas alguns testes, o lançamento desta manhã estava programado para não ter ninguém a bordo, porém foi cancelado nos minutos finais da contagem regressiva para sua liberação. O aviso do cancelamento ocorreu durante uma transmissão ao vivo que estava sendo realizada. A suspensão do voo foi adiada por no mínimo dois dias e se espera que um novo lançamento seja realizado ainda nesta semana.
Elon Musk, dono da Spacex, empresa de foguetes que realiza o transporte dos astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS), publicou em suas redes sociais contando que o problema causado para a interferência do voo foi uma válvula congelada.
"Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje", destacou Musk, no Twitter.
A pressurant valve appears to be frozen, so unless it starts operating soon, no launch today
— Elon Musk (@elonmusk) April 17, 2023
O veículo espacial seria lançado na base da Spacex em Boca Chica, no Sul do Texas, e terminaria no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí. O objetivo central da espaçonave é o de ser responsável por levar astronautas, escolhidos pela NASA, ao espaço e realizar missões futuras na Lua e Marte. A agência espacial dos Estados Unidos já selecionou o foguete Starship para efetuar uma missão em solo lunar em 2025, chamada de missão Artemis 3.