29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

risco à saúde pública - 26/09/2024, 18:04 - Da Redação

Fatal e efeitos colaterais: conheça a droga 'Cocaína da Barbie'

Entorpecente é uma combinação de várias substâncias como ecstasy, cetamina e 2C-B

Entorpecente possui cor vibrante
Entorpecente possui cor vibrante |  Foto: Divulgação/Conselho Federal de Farmácia

"Cocaína da Barbie" ou "Cocaína Rosa" são os nomes dados para a nova droga sintética que tem causado preocupação em diversos países, em especial na Europa. O material popular na Espanha e no Reino Unido é observado por especialistas como um risco à saúde pública.

Leia Mais:
Lula fala em "genocídio" de Israel e critica Netanyahu
Chimpanzé ataca mulher, rouba a filha dela, de 8 meses, e mata o bebê
Criança tem passaporte negado por ter nome inspirado em filme

Nomeada por "cocaína", a droga não é necessariamente cocaína, mas sim uma combinação de várias substâncias como MDMA (ecstasy), cetamina e 2C-B, que possuem variações em suas composições e efeitos.

A preocupação por parte dos especialistas ocorre devido ao fato de que a composição variada e imprevisível da "cocaína da barbie" pode ser fatal. Dessa forma, os usuários da droga passam por uma espécie de "roleta russa" de efeitos colaterais graves, entre eles a inconsciência, dificuldades respiratórias e até mesmo overdose.

A droga possui propriedades psicodélicas e alucinógenas, causando nos usuários um efeito anestésico e sedativo. A grama do produto, na Espanha, pode chegar a custar cerca de RS$ 100 (aproximadamente R$ 550) por grama. O entorpecente é vendido em pó ou comprimido, com uma cor vibrante, que se dá pelo uso de corante alimentício, ou em outros casos, sendo aromatizado.

exclamção leia também