As buscas pelo submarino turístico que desapareceu com cinco pessoas nas águas do Atlântico durante uma viagem ao naufrágio do Titanic continuam nesta terça-feira (20). A embarcação tinha um suprimento de oxigênio para quatro dias, que teria começado a ser usado na manhã do último domingo (18).
Em entrevista a BBB, o jornalista David Pogue, que já participou da expedição aos destroços do Titanic, revelou que é impossível para as pessoas que estão dentro da nave escapar sem ajuda externa. Ele explicou que os passageiros ficam "selados" dentro da cápsula principal por vários parafusos que são colocados do lado de fora e precisam ser removidos por uma equipe externa.
Em seguida, David Pogue foi enfático ao dizer que encontrar a embarcação a tempo é um desafio para as equipes de resgate. Ele disse que a nave — que se acredita ser o submarino Titan da OceanGate — tem sete mecanismos diferentes que permitem que ela emerja. "É realmente preocupante nenhuma delas ter funcionado, pelo que se sabe até agora."
Por fim, para o jornalista, a capacidade de emersão do submarino seria anulada caso ele tenha ficado preso ou caso tenha ocorrido algum vazamento. "É chegar à superfície ou morrer", afirmou David Pogue.
Naufrágio
O navio de passageiros Titanic afundou na viagem inaugural entre o Reino Unido e os Estados Unidos em abril de 1912, depois de ter colidido com um iceberg.
O desastre deixou 1.514 dos 2.224 passageiros e tripulantes mortos. Os destroços do luxuoso transatlântico só foram encontrados em 1985, mais de sete décadas depois do naufrágio.