28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Fim de linha? - 13/03/2024, 21:02 - Da Redação

Deu ruim: projeto que pode banir o TikTok é aprovado

Iniciativa foi aprovada por 352 votos a 65

Ideia surgiu durante o governo de Donald Trump
Ideia surgiu durante o governo de Donald Trump |  Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou, nesta quarta-feira (13), uma proposta que pode resultar no banimento do TikTok no país. A medida exige que o aplicativo, sob controle da empresa chinesa ByteDance, seja vendido a um novo dono americano. Caso contrário, a rede social deixará de operar no território norte-americano.

A iniciativa, que recebeu amplo apoio de ambos os partidos, foi aprovada por 352 votos a 65. Para entrar em vigor, ainda precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Joe Biden, que já sinalizou apoio à medida, na semana passada.

Embora o foco principal recaia sobre o TikTok, a legislação se aplica a "aplicativos controlados por adversários estrangeiros".

A ideia surgiu durante o governo de Donald Trump, que alegava que a ByteDance representava um risco à segurança nacional, pois a China poderia usar a empresa para coletar dados de usuários americanos. A ByteDance nega tais riscos.

Em resposta à aprovação na Câmara, o TikTok espera que o Senado "considere os fatos e escute seus eleitores" antes de tomar uma decisão final.

Consequências da sanção da lei

Se aprovada pelo Senado e sancionada por Biden, a ByteDance terá seis meses para encontrar um comprador americano sem qualquer ligação com a empresa chinesa.

Caso a ByteDance se recuse a vender o aplicativo ou não encontre um comprador dentro do prazo, o TikTok será removido das lojas de aplicativos App Store (Apple) e Play Store (Google).

exclamção leia também