Depois de votar em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na manhã deste domingo (6), o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi recepcionar os brasileiros resgatados pela operação realizada pela Força Aérea Brasileira para repatriar brasileiros que estão no Líbano. O encontro ocorreu na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.
Leia mais:
Pingou aí? X envia Pix para conta errada e STF não recebe bolada
Confira tudo o que é indispensável para votar neste domingo
O resgate acontece em um momento de escalada de tensões no conflito entre Israel e Hezbollah, com bombardeios israelenses no Líbano que já mataram mais de 2 mil pessoas, incluindo um cidadão brasileiro. O voo, que priorizou idosos, gestantes, crianças e doentes trouxe 229 brasileiros e três animais domésticos.
Esta foi é a primeira etapa da operação que pretende repatriar até 500 pessoas por semana. O Ministério das Relações Exteriores estima que mais de 3 mil brasileiros desejam retornar ao país para fugir da guerra. O Líbano tem uma comunidade com cerca de 20 mil brasileiros.
A aeronave KC-30 da FAB saiu de Beirute, capital do Líbano, no sábado (5), às 13h18 (horário de Brasília). Fez uma parada técnica em Portugal para abastecer e chegou ao Brasil neste domingo, exatamente às 10h25.