32º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Polêmica - 10/04/2023, 11:00 - Anderson Orrico

Dalai Lama se desculpa depois de pedir que criança ‘chupe' sua língua

Caso aconteceu em 28 de fevereiro durante audiência

Líder espiritual Dalai Lama
Líder espiritual Dalai Lama |  Foto: AFP

Nesta segunda-feira (10), o líder espiritual Dalai Lama se desculpou após a repercussão de um vídeo em que pede para uma criança que beije a sua língua. O vídeo também mostra o budista de 87 anos beijando a criança na boca. O caso gerou uma onda de críticas a ele.

"Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, assim como a seus muitos amigos ao redor do mundo, por qualquer dor que suas palavras possam ter causado", disse o comunicado em sua conta oficial no Twitter.

"Sua Santidade costuma brincar com pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta esse incidente", continuou a mensagem.

No vídeo, Dalai Lama, de 87 anos, pergunta ao menino "você pode chupar minha língua?" e então ele mostra a língua, desencadeando risos dos presentes.

A gravação foi feita em 28 de fevereiro, durante uma audiência com o líder espiritual em McLeod Ganj, subúrbio de Dharamsala, no norte da Índia, onde ele vive exilado desde o fracasso da revolta tibetana de 1951 contra o domínio chinês.

Alguns internautas chamaram sua atitude de "nojenta" e "absolutamente doentia".

Em 2019, Dalai Lama também foi alvo de críticas e precisou se desculpar após afirmar que se uma mulher fosse suceder-lhe, teria de ser "atraente". Os comentários, em entrevista à BBC, causaram polêmica.

O dalai lama é o representante do movimento pela autonomia do Tibete. A presença internacional, de que ele desfrutava quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989, diminuiu — em parte, por causa de sua idade, mas também devido à crescente influência econômica e política da China.

exclamção leia também