25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Tem bomba ou não? - 03/01/2023, 09:36 - AFP

Coreia do Sul anuncia conversas com os EUA para exercícios nucleares

Presidente norte-americano Joe Biden negou as afirmações do líder sul-coreano Yoon Suk-yeol

O objetivo seria contrabalançar a crescente ameaça da Coreia do Norte
O objetivo seria contrabalançar a crescente ameaça da Coreia do Norte |  Foto: Canva/Divulgação

Seul e Washington estão discutindo o planejamento e a realização de exercícios conjuntos com equipes nucleares americanas para contrabalançar a crescente ameaça do Norte — disse o gabinete presidencial sul-coreano em um comunicado divulgado nesta terça-feira (3).

A nota surge depois de o presidente americano, Joe Biden, ter afirmado que seu país não está discutindo exercícios nucleares com a Coreia do Sul, aparentemente contradizendo declarações anteriores do líder sul-coreano, Yoon Suk-yeol.

Os dois países aliados estão "em conversas sobre a troca de informação, planejamento conjunto e execução de planos elaborados em relação ao uso de equipamentos nucleares dos Estados Unidos para responder às armas nucleares da Coreia do Norte", disse o gabinete de Yoon.

Leia mais:

Ataque contra prisão no México deixa ao menos 26 mortos e 25 foragidos

A afirmação do presidente sul-coreano saiu na segunda-feira (2) no jornal Chosun Ilbo. Horas após a publicação da entrevista, Biden negou, enfaticamente, ao ser consultado sobre se as duas partes consideram fazer exercícios nucleares conjuntos.

O gabinete de Yoon reconheceu a resposta de Biden, mas esclareceu que o presidente americano "não teve escolha a não ser dizer 'não', ao ser consultado diretamente sem contexto".

exclamção leia também