28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Terror? - 28/12/2023, 08:23 - Redação

Chefão da Coreia do Norte manda país 'apertar o passo' para Guerra

Kim Jong-un não mediria forças caso fosse "provocado" com armas atômicas, podendo até lançar um ataque nuclear

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte |  Foto: KCNA VIA KNS/AFP

Kim Jong-un, chefão da Coreia do Norte, solicitou ao seu partido urgência para 'adiantar' a preparação do país asiático para guerra, com direito a programa nuclear e tudo. A estrategia foi revelada nesta quinta-feira (28).

Segundo a agência de notícias oficial KCNA, as decisões de Jong-un acontecem após ele mesmo deixar claro, há uma semana atrás, que a Coreia não mediria forças caso fosse "provocada" com armas atômicas, podendo até lançar um ataque nuclear.

Kim Jong-un reuniu-se com seu grupo político que manda na nação asiática, o Partido dos Trabalhadores da Coreia. O tema Guerra foi tratado nesse encontro e agora são aguardadas decisões importantes para o ano que vem.

Após a reunião com aliados, o líder coreano ficou imbuído a "acelerar mais os preparativos de guerra". Essa decisão, inclusive, vale para setores diversos como armas nucleares e defesa civil. Ele diz que os Estados Unidos tomaram ações "sem precedentes" e por isso "a situação militar" na Península da Coreia se tornou "extrema".

Intensificaram a cooperação militar Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, em reação a série de testes armamentistas por parte da Coreia do Sul em 2023. Em tempo real, os três países compartilham entre si dados sobre os lançamentos de mísseis norte-coreanos.

Neste ano, a Coreia do Norte lançou um satélite-espião de reconhecimento, consagrou em sua constituição o status de potência nuclear e ainda fez testes com o Hwasong-18, seu míssil balístico intercontinental mais poderoso.

exclamção leia também