Charles III, filho da rainha Elizabeth II, ascendeu oficialmente ao trono de rei da Inglaterra, na manhã deste sábado (6), na Abadia de Westminster. A cerimônia também coroa Camilla, esposa do novo líder da monarquia britânica.
No ato da coroação, 62 tiros foram disparados na Torre de Londres. Antes disso, o novo rei foi ungido pelo arcebispo de Canterbury.
"Rei dos reis e Senhor dos senhores, abençoai, nós vos rogamos, esta Coroa, e assim santificai vosso servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocais como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com vosso gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas; por meio daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um Deus, mundo sem fim. Amém", disse o arcebispo.
Em seguida, o rei Charles III foi para o trono, onde foi homenageado pelo príncipe William, primeiro na linha de sucessão. Após o ato, foi a vez de Camilla, esposa do rei, ser coroada rainha do Reino Unido, em uma versão ‘compacta’ da cerimônia.
"Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", disse o rei Charles III em seu juramento.